10 de dezembro de 2007

Para enlouquecer...

Para enlouquecer não basta querer. Antes fosse...
Loucura requer profunda disposição interna.

Dá manchete: "Insanidade rouba as rédeas da Razão e toma para si a Consciência".

Auto-controle é coisa que escapa desde o começo, no entanto, ao invés de entregar-se ao destino - ou ao descontrole - desperdiça a vida em uma luta vã por recuperar o tal controle, mero fantasma fugidio.

Esquivar-se...sumir, desaparecer, escapar. Livrar-se de si para renascer outro.

Que tal enlouquecer para poder tornar-se outro ser?

Estilhaçar um espaço invisível que mora entre o peito e a cabeça.

Fragmentar o juízo em partículas cortantes – cortantes para quem?

Mergulhar para dentro. Cegar.

Para enlouquecer não basta desespero. Antes fosse...
Loucura requer entrega completa e renúncia absoluta.
É difícil demais abrir mão dessa ilusão apelidada controle.



Arthur Bispo do Rosário (1909-1989)
Foi parar em manicômio após ver Jesus
descer dos céus cercado
por sete anjos azuis.
Depois de enlouquecer, virou artista.



Arthur Bispo do Rosário, auto-retrato
O conjunto de sua obra está no Museu
de Imagens do Inconsciente
,
no Rio de Janeiro.


Para saber um pouquinho mais sobre Bispo do Rosário
clique AQUI
Para ver coleções de outros artistas da loucura, AQUI

8 comentários:

Raimundo Neto disse...

Ora!
E será um prazer!
A casa está sempre aberta, apesar das aranhas espalhadas e bem criadas.

Moça Rê (Renata? Represa?), você já é de casa!

Coca ou Fanta-Uva?

Mariana disse...

Rê, nunca fui ao museu. Confesso que agora me deu a maior ontade de ir lá agora... O pouco que vi do Bispo do Rosário, naquela exposição dos 500 anos, na Bienal, adorei. Se bem me lembro, foi um dos pontos altos da mostra

KImdaMagna disse...

Pertinente seu texto.

Assim das minhas 165 postagens de idade vos convido para o BATUKE.
Traje obrigatório: O lugar mais alto das vossas existências.
Preço da entrada: ALEGRIA
http://kimangola.blogspot.com/2007/12/ano-i.html
Kim

Unknown disse...

Muito jóia... fiquei com vontade de visitar o museu... quem sabe nas férias! parabéns pelo blog, cada dia mais bacana!

Simone Iwasso disse...

eu acho que enlouquecer é descansar!!!!

Anônimo disse...

Já eu acho difícil ter, sempre, o auto-controle. Como bem mencionou, ele é uma mera ilusão.
Insanos somos todos.

Rê Piza disse...

Confesso que tenho uma forte atração pela loucura, tanto que cheguei a fazer três anos de psicologia. Na época, achava que meu encanto era pelos loucos, mas fui descobrindo que não, que é pela loucura em si, aí acabei trancando matrícula e pulei pro jornalismo. Interessante essa imagem de descanso, Simone.
Thaís, que legal que vc está gostando. Eu também adoro o seu e sempre passo por lá!
Concordo, Ro, todo mundo tem suas loucuras, mas me encanta a insanidade patológica, sabe? O surto, a perda completa da realidade, acho que dentro dela há um mistério gigante que nem a medicina nem a espiritualidade conseguiu penetrar ainda. A-DO-RO!!
Kim, já vou passar pra ver seu Batuke!
Mariana, corre lá no museu que deve ser fantástico!
E, Raimundo, já te disse mas repito: Fanta uva, pq tem gosto de infância!

Unknown disse...

ótimo texto!!
a loucura me atrai tbm... mas pq há mto dela dentro de mim...!

beijos