21 de novembro de 2008

Pra dar vontade de ler

Tem gente que gosta de se sentar em frente ao micro, abrir um livro em PDF e passar horas lendo. Em geral, a meninada de 16, 18 anos, até prefere essa leitura virtual aos livros de verdade. Eu, não.

No virtual, gosto dos blogs, dos sites, das leituras curtas. Leio contos e poemas pela tela, mas se tiver a opção de escolher, levo o calhamaço de páginas costuradas para o sofá e ali me estico toda. Passo horas sem ver o tempo passar.

A relação das pessoas com os livros varia, mas pra mim é quase um ritual de que fazem parte o cheiro, a textura, o barulho das páginas sendo viradas, o peso do volume e a possibilidade de rabiscar os trechos mais importantes. Adoro rabiscar livros. Meus preferidos são repletos de sublinhados, setinhas e anotações.

Hoje, navegando pela web, dei de cara com um site que não sei se é novo (pra mim é novidade) e que é uma baita idéia bem-bolada pra divulgar obras literárias: o LivroClip.

Eles (não sei quem são, mas estão de parabéns) montam trailers de livros com uma pegada atraente à beça. Em vez de ficar aqui tentando explicar, vou postar o trailer de Dom Casmurro. Olha só como modernizaram a obra-prima de Machado:

8 comentários:

KImdaMagna disse...

Interessa mesmo é acedermos à informação seja ele qual o suporte que for.
Livro na mão, é textura mais perto de nós.
O que me faz mais falta no virtual é mesmo "o gesto de sublinhar".
Abraço p'ra Vc.

Xaxuaxo

Rê Piza disse...

É vero, Kinda, o que importa é o acesso à informação. Mas rabiscar os livros é muito bom, né?!
Xaxuaxo!

Anônimo disse...

muito bem sacado. E concordo com vc: sentir o cheiro e a textura de um livro, até mesmo na hora da compra, é fundamental para os leitores de carteirinha

HARA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HARA disse...

Rê, concordo com vc, nada melhor do que se estirar no sofá e ler um bom livro... Ou mesmo um amontoado de folhas. Ainda mais para quem trabalha com computador 12 horas por dia... hehe.

Rê Piza disse...

Fabinho e D. Harada: né? Será que um dia papel vai ser coisa de antigamente?
Obrigada pela visita!
:)

Simone Iwasso disse...

que barato isso, rê!
putz, boa dica!

Rê Piza disse...

Bacana, né, Simone?! ;)