16 de novembro de 2008

A ave rara

O dono da tabacaria mostrava a um de seus mais abastados clientes as novas aquisições. Charutos cubanos, cachimbos recém-chegados da França e um finíssimo fumo mentolado produzido na Alemanha.

O senhor de biotipo britânico observava, fazia peguntas e, quando o proprietário do negócio fazia graça, ria inclinando o tronco para trás . Em meio a conversa, perguntou se havia chegado o cinzeiro italiano para cachimbos que vira da última vez. O dono da tabacaria procurou, revirou as prateleiras, e nada. Mandou, então, chamar Léa, a gerente.

Responsável pelo andamento do negócio, a moça ruiva desceu do escritório, parou em frente ao patrão, ouviu seu pedido para que procurasse o cinzeiro, foi até o outro lado da loja e voltou com o objeto prateado e oval.

Enquanto Léa fazia a busca, o senhor de ar britânico permaneceu estático, observando-a. Quando ela chegou, percebeu que o homem a olhava insistentemente e sentiu-se incomodada. Já tendo atendido ao pedido do patrão, pediu licença, mas quando ensaiava voltar ao escritório, sentiu a mão do homem a lhe segurar o braço e puxar com vigor.

Como quem fala sobre a excentricidade de uma ave incomum, comentou com o patrão da moça, apontando para o vermelho de seus cabelos:

- Meu caro, devo lhe dar os parabéns. Você tem em sua loja uma espécime rara, melhor dizendo raríssima. Os ruivos estão em extinção.

Nenhum comentário: