7 de fevereiro de 2008

Estudante afegão é condenado
à morte por fazer pensar



Esse menino aí na foto tem 23 anos e é estudante de jornalismo. Se ele vivesse em qualquer outro lugar que não o Afeganistão seria mais um universitário encantado com as possibilidades que o debate de idéias proporciona.

Acontece que ele é afegão e por isso – só por isso – foi condenado em 22 de janeiro à pena de morte após distribuir aos colegas de classe na Balkh University um artigo que põe em debate os argumentos dos fundamentalistas, que usam passagens do Alcorão para justificar a opressão aplicada às mulheres afegãs. O texto questionaria a poligamia e afirmaria que os muçulmanos ultraconservadores só encontram tal justificativa por manipularem as palavras do profeta Maomé, forjando a interpretação "oficial".

O rapaz, Sayed Pervez Kambaksh, distribuiu o artigo a colegas e professores com o intuito de provocar o debate sobre o tratamento dispensado às mulheres no Afeganistão. Foi o suficiente para, sem mais nem menos, ser levado por autoridades supostamente defensoras do islamismo, preso e condenado à morte – tudo isso sem direito de defesa.

Grupos de direitos humanos ligados à ONU, organizações jornalísticas e diplomatas ocidentais já apelaram às autoridades afegãs para que anulem a pena de morte, mas o Senado do país não arredou pé.

O jornal britânico The Independent levantou bandeira em prol da revisão da pena (a matéria original, publicada em 31 de janeiro, pode ser vista
aqui). Montou um abaixo-assinado no site que pode salvar a vida desse cara codenado por tentar fazer pensar. Segundo o The Independent, a execução de Sayed Pervez Kambaksh ainda pode ser revertida desde que haja suficiente pressão internacional sobre o presidente afegão, Hamid Karzai.

É bom lembrar que esse absurdo está acontecendo em um Afeganistão que, em tese democrático, deveria no mínimo se mostrar menos totalitário seis anos depois de “liberto” da insanidade taleban. Que o mundo está do avesso não é novidade, mas daí a matar uma pessoa que só quis levantar um questionamento é loucura demais, é maldade demais.

Quem contribuir com esse abaixo-assinado estará fazendo um bem para a humanidade. Só milhares de Sayed´s podem mudar o rumo da História afegã. Assina, vai? Basta colocar nome, e-mail e país.

A notícia atualizada pode ser vista
aqui, na FOL desta quinta, dia 7.

*Imagem: Reuters

8 comentários:

Ilis disse...

obrigada por divulgar isso.
vou distribuir a todas as pessoas que puder.

Rê Piza disse...

É, o negócio é muito sério...

lulooker disse...

Oi Rê

Caí meio de pára-quedas aqui no seu blog, não sabia deste fato. Na verdade, infelizmente, é apenas mais um dos milhares de absurdos que acontecem no nosso mundo... De qualquer forma, um absurdo de cada vez, quem sabe possamos mudar algo? Já assinei, vou repassar.

Rê Piza disse...

Oi, Luciana, bem-vinda! Repassa, sim...quem sabe a gente ajuda o cara, né...
Tô indo lá visitar seu blog :)

Anônimo disse...

menino taleban... traquinas... não devia mexer com a burka dos outros... vai tarde!
Adolf

Anônimo disse...

PS. deveriam vestí-lo de burka no ato de enforcamento... só para servir de lição aos demais.
Adolf

Anônimo disse...

PS2. a dona desse blog também deixou de vestir a burka?!... hã... vou avisar ao taleban...
Adolf

Rê Piza disse...

Hahahaha!! não creio que vc escreveu mesmo! rsrs Por favor, não conte nada ao taleban antes de domingo! rsrs
:D
Beijos
ps.: é você meu primeiro herói, Adolf Red!