28 de fevereiro de 2010

A alma boa

Em meio a esse monte de catástrofe que vem acontecendo desde o início do ano mundo afora – e olha que ainda estamos entrando em março – um monte de questões filofófico-existenciais acabam passando pela cabeça. Coisas do tipo e aí, se tudo acaba de repente, pra onde você acha que vai? Céu, inferno, purgatório, lugar nenhum; será que vamos ficar, será que se ficarmos vai ser melhor ou pior? Onde você pretende estar quando o fim dos tempos chegar?

Um físico primo de uma amiga diz que o mundo não vai acabar, o que vai acontecer é um expurgo e só um terço da população vai resistir – o um terço melhor: os melhores corações, as melhores pessoas, só gente boa. E aí, você entra em que parte, no um terço de almas boas, ou nos dois terços que sobram?

Eu não sei dizer, até porque parei em uma pergunta anterior a essa. O que é ser bom? O que define uma boa alma, alguém explica? Não é assim tão simples, porque ser humano é carregar em sim luz e sombra, não é? Então, talvez, o que distingue o bom do mau é a forma como cada um lida com a porção de sombra que carrega na alma; é o bem que se consegue extrair do mal que mora na gente.

Ontem fui assistir A Alma Boa de Setsuan, de Brecht, que está em cartaz no Tuca há algum tempo, e está em temporada popular, a R$ 30, até o fim de março. Vou falar que vale muito a pena, porque Marco Antonio Braz (dir.), Denise Fraga e grande elenco conseguiram fazer uma montagem cômica que te deixa meditando e meditando e meditando sobre questões filosófico-existenciais como essa de ser bom X ser mau, mas sem sofrimento, com leveza.

Corra para o Tuca se você ainda não foi. Eu vou ficar aqui, pensando, pensando, e revendo todo o significado que vai na frase da peça que mais me atingiu, certeira. “...afinal, a maldade é apenas uma imperfeição”.


3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu Post...
Afinal não sabemos de nada, o negócio é seguir cada dia no caminho que achamos do bem e no final, se é que este existe, saberemos se valeu a pena.abraços

Rê Piza disse...

Obrigada pela visita, Beth. Que bom que gostou!
Bjos

KImdaMagna disse...

...tudo certo e convém estar atento ao mundo das nanotecnologias.
è que somos as cobaias das nanopartículas dos quais ninguém conhece as consequências...

xaxuaxo