18 de abril de 2009

O que irá nos acontecer

O Brasil tem a patente de uma tecnologia barata e de fácil desenvolvimento, capaz de produzir água doce a partir da água dos oceanos. Ou seja: a temerosa escassez de água não é tão temerosa assim, você sabia? Eu não fazia nem idéia disso, mas quem contou foi o jornalista e professor Márcio Pugliesi, filósofo, advogado e professor da PUC-SP.

Ele esteve batendo um papo hoje (18) com o jornalista Heródoto Barbeiro e com os especialistas em Relações Internacionais Salem H. Nasser (FGV) e Gunther Rudzit (Faap) no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP).

O debate precedeu o lançamento do livro “
O novo relatório da CIA, como será o amanhã” (Geração Editorial, 192 págs., R$ 29,90), com introdução assinada pelo Heródoto. Só que a conversa não foi sobre o livro em si, mas sim sobre os principais pontos do relatório.

Mas que raio de relatório é esse?

Trata-se de uma produção do
National Intelligence Council (NIC), grupo formado por 16 agências de inteligência. Uma delas (e a principal) é a CIA. Você sabia que os EUA têm esse monte de agências de inteligência? Nem eu.

Enfim, esse relatório é o quarto produzido pelo NIC e segundo publicado no Brasil. Nele é apresentado o que esse grupo e mais um monte de especialistas americanos e não americanos projetam para o mundo até 2025.

Muito bacana de ler – mas SEMPRE usando a crítica, como lembra Salem Nasser. “Ao produzir e divulgar essas informações se quer também influenciar os acontecimentos que moldarão o futuro.”

Vou ler, depois eu conto.

Nenhum comentário: