20 de junho de 2008

Ser pedra

Ele queria ver as pessoas em branco. Telas virgens cujas impressões fossem pintadas no espaço vazio com tons de realidade, sem impressões, imprecisões ou achismos. Sem "quases".

"É uma pena que com a troca de três olhares e cinco palavras nos precipitemos pintando o branco da figura alheia com cores inventadas", ele disse. "Essa criação fica sempre aquém ou além do que o outro é de fato."

Ele acha que as curvas desenhadas precipitadamente acabam borradas pelas sombras da verdade. Frustração entristece, frustração fortalece. "Fortalece?" Respondi que sim. "Toda coisa que faz sofrer fortalece?" "Acho que sim", eu disse. "Que pena, né..."

Ele ficou ali olhando para mim sem me enxergar, olhando para mim e enxergando pensamentos. Em seguida, retrucou:

"Felizes são as pedras, que seguem firmes em sua dureza cinza e impenetrável. Deve ser confortável nascer pedra, viver pedra, sentir-se pedra: imóvel, quase eterna, a pedra sabe desde sempre do que deve ter medo. E sabe também que não há como fugir. Ventos e águas sempre estarão ao redor, moldando-as infinitamente."

8 comentários:

Guilherme Lima disse...

Tem horas que eu queria muito ser uma pedra...

Rê Piza disse...

acho que não vale a pena ser pedra, não, Gui...ficar ali, paradona, sem sentir nada, sem poder se manifestar...tô fora! Quero emoção! rs
Bjo

Anônimo disse...

é o que pensou Carlos Drummond de Andrade quando a pedra surge "na vida de minhas retinas tão fatigadas"

KImdaMagna disse...

É verdade uma pedra não escreveria um texto assim!!

Forjaria quando muito, "pensamentos", alegorias, mas se quedará sempre imóvel sem acção exterior não se moverá...

TEm razão emoção é vidas...

xsaxuaxo

Rê Piza disse...

Aposto, Fabinho, que o Drummond pisou na tal pedra que tinha no meio do caminho...talvez tenha machucado o pé, mas pisou e ganhou da pedra. rsrs

Kimda, me chamaram de exagerada quando eu disse que não quero nada que não pulse. Fiquei pensando...será que eu sou exagerada ou que quem me disse isso já virou pedra??

Xaxuaxo

Anônimo disse...

é como a música, "pedra no chão, é topada, na mão é porrada !"

Anônimo disse...

"mas pedra não ouve nem fala..
e o sapo se esborrachou..."
Me lembrei dessa frase que escutei muitas, muitas vezes numa história que ouvia de um disquinho colorido.
Também sou pedra. às vezes.
Martha

Anônimo disse...

Alguém dá uma pedrada na testa desse gaiato, per favore?!...

Adolf